terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Top Gear

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Top Gear (Top Racer no Japão) é um jogo eletrônico feito em 1992 para o Super NES. Foi publicado pela Kemco e desenvolvido pela Gremlin Graphics. Este é o primeiro jogo da franquia Top Gear. É um jogo de corrida, e é um dos primeiros jogos desse genero para o SNES. O objetivo do jogo é se tornar o piloto mais rápido do mundo correndo em vários países.

História

Top Gear surgiu em 1989 baseado em um jogo de grande sucesso no Famicon/NES chamado Rad Racer. A principio ele sairia para esse console 8 bits, mas a empresa que o produzira, a japonesa Kemco, a pedido da Nintendo o lançou para o então recem nascido Super Nintendo/Super Famicom em 1992.

O jogo foi lançado no Japão dia 27 de março de 1992, levado ao mercado Norte americano em 04/92 e só foi lançado no mercado Europeu no final do ano. Na Europa recebeu o nome de Top Racer, mas só o nome que mudara, o gameplay era o mesmo.

Um dos maiores mistérios do jogo é de onde foi tirada a fotografia de fundo do menu inicial, em preto-e-branco, onde aparece uma pista em forma de U cercada de vários prédios.[1] A imagem aparece antes de o jogador iniciar o jogo, e não tem notícias nem de estimativas alongo os lugares possíveis.

Resumo

No menu inicial do jogo são dadas várias opções, incluindo entrar com o nome do piloto, escolher um esquema de controle de acordo com a necessidade do jogador, escolher entre transmissão manual ou automática e por fim escolher um dos quatro carros sendo eles: Cannibal (vermelho), Sidewinder (branco), Razor (púrpura), Weasel (verde-azulado).

Durante a corrida, se o jogador escolher a transmissão manual, terá de dirigir e mudar de marcha. É dado também ao piloto o controle de três tanques de "nitro", que permitem aumentar a sua velocidade por um curto período de tempo. O jogo utiliza um sistema de password para marcar o progresso na campanha, composto por termos automotivos como "caixa de velocidades" e "oleado". Cada senha dá acesso a outro nível, ou país do próximo desafio. Durante a corrida, há alguns pontos em que os jogadores devem parar para reabastecer. Se o carro ficar sem combustível, o jogador terá de levar-lo até o próximo posto de reabastecimento antes da corrida termine, se caso não conseguir, o jogador é desclassificado.

Jogabilidade

A jogabilidade consiste em simples comandos, um botão de aceleração, de breque, turbo ou nitro e dois direcionais para esquerda e direita. O jogo simula as pistas em perspectiva cônica e simula as curvas desviando a pista para a esquerda ou para direita. Independente da jogabilidade simples o jogo aumenta o nível de dificuldade no decorrer das partidas, com pistas com curvas acentuadas e com obstáculos. O carro fica sempre ao centro da tela e o cenário se move conforme os movimentos do carro.

Recepção

Embora Top Gear ganhar o título de primeiro jogo de corrida para SNES, o jogo não é reconhecido internacionalmente como um clássico. O jogo teve grande repercussão no Brasil ao longo dos anos 90 e até hoje é reconhecido como uma das melhores franquias de jogos eletrônicos no país. Durante o evento de música Video Games Live 2010 em São Paulo, o apresentador e organizador do evento Tommy Tallarico diz que nos cinco anos que ele traz o evento ao país, sempre recebeu pedidos da inclusão da performance orquestrada da trilha sonora do jogo no show e ficou surpreso da popularidade da franquia no país e que nunca tinha ouvido falar sobre o jogo no exterior. A trilha sonora, até hoje é aplaudida com toda força por vários fãs, e existem vários covers em: Guitarra, Teclado, Bateria, etc circulando por sites como Youtube, Google Video, Last.fm e vários outros. Os covers do jogo com maior sucesso no Youtube por exemplo, são feitos por brasileiros.

Trilha sonora

Criada pelo artista Barry Leitch originalmente como trilha sonora da série Lotus Turbo Challenge de computador Amiga, foi remixada para o Top Gear e é um dos pontos mais marcantes do jogo. "Bliss", música da banda britânica Muse, foi inspirada na faixa título de Top Gear.

PES (Pro Evolution Soccer)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pro Evolution Soccer (abreviado como PES e antes conhecido na América como Winning Eleven, nome ainda usado no Japão[1]) é uma série de jogos eletrônicos de futebol, produzido pela empresa japonesa Konami, com a supervisão e direção do brasileiro Paulo Chianca, existindo versões para diversas plataformas: PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox 360, PSP, Wii e PC.

A Konami também produziu outra série de futebol, antes de Pro Evo, chamada International Superstar Soccer, porém feito por outra equipa técnica, com uma jogabilidade e modos de jogo totalmente diferentes como por exemplo o modo Scenario, onde se pode reviver momentos importantes na história do futebol. Enfim, não se aproximava tanto de um simulador de futebol, mas de um simples jogo para diversão.

Paulo Chianca, o supervisor geral da empresa Konami, em entrevista afirma que o jogo é bem feito, com padrões de qualidade de gráfico muito evoluídos para o estilo de jogo de futebol para o console PS3, e afirma que o jogo possui muitos bugs, mas que ainda haverá mudanças significativas, e que os amantes do Pro Evolution Soccer vão ter muitas surpresas.

Pro Evolution Soccer 2012

Lançamento: Outubro de 2011

Plataformas: Playstation 2, Playstation 3, PC, Xbox 360, Nintendo DS, Wii , Celular e PSP Pro Evolution Soccer 2012 (abreviado para PES 2012 e conhecido oficialmente na Ásia como World Soccer: Winning Eleven 2012) é a décima primeira edição da série Pro Evolution Soccer desenvolvido e publicado pela Konami com a assistência de produção da equipe Sky Blue. O jogo será lançado em Novembro de 2011.

Como nas versões anteriores do jogo, PES 2012 voltará a ser licenciado exclusivamente pela UEFA para conter as competições UEFA Champions League , UEFA Europa League e UEFA Super Cup juntamente licenciado pela CONMEBOL para disponibilizar a Copa Santander Libertadores,Copa Sul-Americana e a Recopa Sul-Americana.

Jogabilidade

Segundo o Produtor executivo do jogo Shingo Takatsuka 'Seabass', PES 2012 terá uma grande melhoria na jogabilidade referente as versões anteriores, focando principalmente na inteligência artificial do jogo ( sistema batizado pela Konami de Sistema IA).

Começando pela a arbitragem, que será melhorada e remodelada, com novas movimentações e incluindo uma plena implementação da lei da vantagem, com o árbitro punindo e advertindo jogadores depois de jogadas desleais quando a bola estiver parada.

A remoção do "bug catch-up", onde os defensores paravam os dribles dos atacantes com muita facilidade independentemente do ritmo ou qualidade do atacante.

A inteligência artificial dos goleiros tão criticada na última versão, também será melhorada com novas animações e performances dos goleiros, possibilitando aos fãs da série uma experiência mais realista e tornando-os arqueiros mais confiáveis.

A jogabilidade ofensiva será mais fluida, com uma melhora na resposta no jogo de equipe outro ponto falho na última versão, ultrapassagens (overlaps) voltarão ao jogo permitindo a execução de jogadas táticas e de inteligência.

Jogadores sem posse de bola abrirão espaços e também podendo ser controlados de maneira exata e precisa. Suor e Sujeira nos uniformes dos jogadores também poderão ser notados durante uma partida do jogo, tudo isso para garantir o maior nível de realismo jamais visto em outro jogo de futebol virtual.

A ideia de Seabass é permitir que os fãs ao jogar PES 2012, sintam-se assistindo a uma partida de futebol real.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Earthworm Jim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Earthworm Jim é um jogo de plataforma no qual estrela uma minhoca (earthworm, em inglês) equipada com uma armadura robótica chamada Jim. O jogo foi desenvolvido pela Shiny Entertainment, lançado para o Mega Drive em 1994, e posteriormente para SNES, MS-DOS, Game Gear, Game Boy e Game Boy Advance. Na época de seu lançamento, o jogo foi bem recebido graças a sua animação detalhada, sua jogabilidade polida e seu humor non sense, sendo, inclusive, o primeiro jogo a receber a nota máxima na revista Games Master[carece de fontes]. Uma edição especial do jogo foi lançada para o Sega Mega CD, com música com qualidade de CD, gráficos melhorados e fases expandidas [1]. Versões especiais também foram lançadas para o Microsoft Windows, com gráficos redesenhados com 256 cores, além de todos os outros extras da versão do Sega CD.

Enredo

A história envolve vários personagens esdrúxulos. O próprio Jim (desenvolvido por Doug TenNapel) era inicialmente uma minhoca terrestre que fazia coisas comuns de minhoca: comer terra, fugir de corvos etc. Um dia, no espaço, o maligno Psy-Crow encurralou um piloto intergaláctico que havia roubado uma Roupa-cibernética-ultra-high-tech-indestrutível-super-espacial construída pelo Professor Monkey-For-A-Head', encomendada pela maligna rainha Pulsating, Bloated, Festering, Sweaty, Pus-filled, Malformed, Slug-for-a-Butt para que ela pudesse conquistar a galáxia. Durante a batalha especial, a armadura caiu na Terra, em cima da minhoca protagonista. Num golpe de sorte, Jim conseguiu entrar na armadura, que acabou transformando-o em um minhoca grande, inteligente (ao menos para os padrões das minhocas) e super-heroísticas. Jim ouviu Psy-Crow falando com a Rainha Slug-for-a-Butt sobre os rastros de destruição deixados pela armadura e de seus planos sobre sua irmã, a Princesa What's-Her-Name ("Qual o Nome Dela", em inglês). Jim parte para salvar a princesa, lutando contra vários inimigos no caminho, tais como Major Muco, Chuck e Fifi, Evil the Cat e Bob, o Peixe Dourado Assassino.

Earthworm Jim sai em várias versões e para varias plataformas em 1994-1995 sendo elas: Sega Genesis/Mega Drive, Super Nintendo, PC CD-ROM e Sega Game Gear.

Personagens

Nos jogos de Earthworm Jim aparecem vários personagens como peter puppy, snott e outros.

Peter Puppy

É um cachorrinho rosa que quando se machuca ou fica com medo se transforma em um monstro roxo, babão, com dentes amarelados e com cara de cão raivoso. Peter Puppy aparece no jogo Eathworm Jim em um nível que Jim tem de cuidar de Peter Puppy, mas se ele se machucar, faz Jim voltar para alguma parte do jogo.

Snott

Snott é feito de uma infinita quantidade de muco que mora na mochila de Jim. Snott aparece no jogo Earthworm Jim 2 como para-quedas. É aquele negócio gosmento que sai da mochila de Jim.

Psy-Crow

Um dos vilões de Jim. Ele aparece a cada vez que você passa de uma fase em uma corrida com o nome de "Andy asteroids?" se você não conseguir ganhar a corrida, irá para o nível "Psy-Crow" onde terá que atirar nele e ele ficará tonto. Em seguida dê uma chicotada nele, faça isso até passar de nível.

Rainha Slug-For-A-Butt

É a última chefe do jogo Earthworm Jim. Primeiro você joga contra a bunda dela, depois luta contra ela.

Baixar

domingo, 4 de dezembro de 2011

Donkey Kong Country

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em Donkey Kong Country, Donkey Kong, ao lado de seu primo e sidekick Diddy Kong, devem recuperar as bananas roubadas por King K. Rool e seus capangas, os Kremlings. Após verificar o vazio esconderijo de bananas, localizado logo abaixo de sua casa em Kongo Jungle, Donkey Kong embarca em uma aventura em sua terra nativa, a Ilha Donkey Kong. Enquanto coleta as bananas nas diferentes regiões da ilha, Donkey Kong deve derrotar vários inimigos, incluindo os repteis Kremlings, além de outras perigosas criaturas nativas da ilha. Ajudando-o em sua missão estão alguns dos outros Kongs da família: Diddy acompanha Donkey Kong em sua aventura, Cranky providencia dicas (e alívio cômico), Candy opera os pontos de gravação ao redor da ilha, e Funky oferece meio de transporte. Também apoiando Donkey Kong em certas ocasiões estão vários 'colegas animais' (o rinoceronte Rambi, a avestruz Expresso, o peixe-espada Enguarde, o sapo Winky, e o papagaio Squawks), cada um com habilidades diferentes. Após superar as diferentes áreas da ilha, Donkey Kong finalmente chega ao navio pirata Gangplank Galleon, onde o arquirrival de Donkey Kong e líder dos Kremlings, King K. Rool, o aguarda. Após derrotá-lo, o jogo termina, com a cena final mostrando o esconderijo de bananas de Donkey Kong em toda sua antiga glória, cheia de bananas novamente.

Baixar

sábado, 3 de dezembro de 2011

God Of War

Plataformas: PlayStation 2, PlayStation 3, PSP.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

God of War é um jogo eletrônico de ação-aventura para os consoles PlayStation 2, PlayStation 3 e PSP pela divisão de Santa Mônica da Sony Computer Entertainment. Lançado em Março de 2005, foi a primeira cota da série God of War, que é baseado na mitologia grega. O protagonista do jogo é um guerreiro chamado Kratos, a história faz parte de uma saga, com a vingança como tema central. Neste capítulo, Kratos deve parar o Deus da Guerra, Ares, de destruir a cidade de Atenas encontrando a lendária Caixa de Pandora.

Enredo

Kratos é um guerreiro à serviço dos deuses Gregos do Olimpo. É revelado, em uma série de flashblacks, que Kratos foi um Capitão militar no exército de Esparta. Um guerreiro feroz, que guiava seu exército através de muitas vitórias, até que ele encontra com uma horda invasora de bárbaros. O Espartano é oprimido pelo grande número de inimigos, e está prestes a ser morto pelo Rei Bárbaro, quando, em um momento de desespero, ele clama pelo Deus da Guerra, Ares, e jurando ter uma vida de servidão à Ares, se este livrá-lo da morte e dá-lo poder para acabar com os inimigos.

Ares ouve a oração de Kratos, e entrega as "Blades of Chaos" (um par de lâminas anexadas em correntes, forjadas no fundo do Tártaro) ao seu novo servo. Kratos então retorna para confrontar o Rei Bárbaro e decapita o seu inimigo. Um vitorioso Kratos então triunfa sobre todas as guerras por toda a Grécia, e eventualmente enquanto lidera um ataque à uma vila ocupada por adoradores de Atena. Ares engana Kratos colocando sua filha e mulher na vila, a quem Kratos acidentalmente mata. Embora Ares achasse que fazendo isso Kratos se tornaria um guerreiro perfeito, este, por sua vez, renuncia sua servidão a Ares. O oráculo da agora destruída vila amaldiçoa Kratos, e anexa as cinzas de sua família morta em sua pele, fazendo com que sua pele fique cinza. Agora conhecido como o "Ghost of Sparta", (Fantasma de Esparta) Kratos é atormentado por pesadelos do seu horrível ato e compromete-se a dez anos de servitude aos outros deuses do Olimpo. Finalmente, cansado de sua servitude, Kratos convoca Atena, que afirma a Kratos que se ele realizar uma tarefa final - o assassinato de Ares - ele será perdoado pelo assassinato de sua família. Atena então atribui a Kratos a tarefa de matar Ares, pois Zeus havia proibido a intromissão divina.

Kratos é guiado pela deusa Atena até a cidade de Atenas, que está sendo sitiada por escravos de Ares. Kratos abre caminha batalhando até o oráculo de Atenas, mas não antes de ter um encontro com um estranho coveiro, que encoraja Kratos à continuar com sua tarefa. Encontrando o oráculo, Kratos descobre que a única maneira de se matar Ares é localizando e usando a Caixa de Pandora, um lendário artefato que dá a um mortal poderes para se matar um deus.

Após atravessar o Deserto das Almas Perdidas, Kratos convoca o Titã Cronos. Cronos possui o Templo de Pandora anexado em suas costas: um castigo imposto por Zeus a Cronos na Grande Guerra. Kratos escala o Templo durante três dias antes de atingir a entrada, e ao entrar supera uma série de armadilhas mortais e um exército de monstros. Kratos finalmente encontra a Caixa de Pandora, mas ao tentar sair do Templo com o artefato ele é assassinado por Ares, que tem certeza de que seu ex-servo foi sucedido. Enquanto um grupo de harpias leva a Caixa à Ares, Kratos está a cair no Hades (Submundo ou Mundo Inferior, o inferno dos gregos). Kratos, no entanto, luta para sair do submundo, e com a ajuda do coveiro misterioso, que menciona que Atena não é o único deus olhando por ele, escapa e retorna a Atenas.

Ao recuperar a Caixa de Pandora de Ares, Kratos a abre e usa o seu poder para tomar os poderes de um deus. Apesar dos melhores esforços de Ares para acabar com Kratos, tanto fisicamente quanto mentalmente, incluindo ser despojado das Blades of Chaos, Kratos sobrevive e mata seu inimigo com a lendária Blade of the Gods (Lâmina dos Deuses). Atenas é salva, e apesar de Atena dizer que seus pecados foram perdoados, seus pesadelos não poderão ser parados. Kratos, então, tenta cometer suicídio lançando-se no Mar Egeu, mas Atena intervem dizendo que não cabia a ele tirar sua própria vida pois teria feito um grande ato, matado um deus e leva-o de volta para o Monte Olimpo. Como recompensa por seus serviços aos deuses, Atena lhe concede as Athena's Blades (Lâminas de Atena) e Kratos se torna o novo God of War (Deus da Guerra).